Seminário Mulheres Enfrentando a Violência

Após mais uma mulher assassinada pelo companheiro em PE a ONG Cidadania Feminina debate sobre o tema
 
Hoje (22) a ONG Cidadania Feminina realiza o Seminário Enfrentando a Violência. Na ocasião a ONG apresentará os resultados da experiência do Apitaço pelo Fim da Violência Contra as Mulheres nas comunidades do Recife. O evento começa às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE),em Santo Amaro.
Durante a tarde, haverá apresentação de vídeo com depoimentos das mulheres que participaram do Apitaço, que só este ano chegou a 200 participantes. Durante o ano as mulheres também realizaram visitas à Delegacia da Mulher em Santo Amaro e no Centro de Referência Clarice Lispector.  De acordo com as realizadoras a ação passou a inibir os agressores nas comunidades e fortaleceu os grupos de mulheres como referência em suas comunidades no combate à violência.
O Apitaço é uma ação que utiliza o apito para inibir o agressor e fortalecer a mulher em situação de violência. Em 2009 a experiência alcançou mais oito comunidades do Recife, entre eles o Ibura, Campo Grande, Sitio dos Pintos. Em cinco anos da ação já é uma realidade de grupos de mulheres em Passarinho, Córrego do Ouro, Bomba do Hemetério, Boqueirão, Alto de Fátima, entre outros. “A Cidadania Feminina construiu o Apitaço no lugar onde as mulheres estão independentes do nacionalismo ou regionalismo, nós acreditamos que esta ação vem contribuir com o fortalecimento de mulheres organizadas do continente e do mundo. Vamos apitar até a violência acabar.”, disse Rejane Pereira, coordenadora da instituição.

Dados de Violência – O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), com base nos números oficiais apresentados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e cotejados com os dados do portal pebodycount.com, registrou, preliminarmente, que até 22 de novembro deste ano, 291 mulheres foram assassinadas em Pernambuco. Foi revelado o aumento de 6,8% no número de homicídios que vitimou o sexo feminino em Pernambuco quando comparados dados referentes aos períodos de janeiro a outubro dos anos de 2008 e 2009. Ainda de acordo com os dados, pode-se ver que o número de homicídios de mulheres só não apresentou crescimento em 2007, contudo, de 2007 para 2008, o mesmo período apresentou crescimento de 1,9% e continuou a crescer, chegando aos dados ainda mais alarmantes de 2009. 
 
Serviço
Seminário Mulheres Enfrentando a Violência.
Hora: 14h
Local: Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE)
Rua General Semeão, 39 – Santo Amaro, Recife/PE 

Veja abaixo o convite.

Convite

Tags: , ,

Deixe um comentário